Artigos

Artigos

A importância da Renovação de Ar

Vocês conhecem a importância de um correto tratamento de ar? Essa situação vem sendo esquecida em diversas empresas que possuem ambientes fechados, tanto em estabelecimentos comerciais quanto industriais.

 

Para orientar os projetistas e instaladores quanto à correta instalação de ventiladores e exaustores, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) atualiza constantemente suas normas para garantir a qualidade e correta renovação de ar, o que evita contaminação de doenças ou mesmo gases tóxicos, além de prevenir a concentração de poluentes, fungos, bactérias e vírus.

Dessa forma, ao seguirmos as definições contidas nas normas técnicas, teremos a garantia de qualidade nos projetos e satisfação de nossos clientes. A Norma Técnica 16.401 define taxas de renovação de ar e filtragem no ambiente de acordo com os padrões da ABNT, utilizados nos projetos de ar-condicionado centrais e unitários.

A partir de 18 de janeiro de 2018 entrou em vigor a Lei Federal 13.589 que estabelece a obrigatoriedade do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), que define rotinas e procedimentos de higiene e manutenção para melhoria da qualidade do ar interior e economia de energia elétrica (eficiência energética eletronicamente comutável).

 

A vantagem de um ambiente corretamente climatizado garante o bem estar das pessoas que passam a maior parte do tempo em locais fechados. Para isso, deve-se atender aos parâmetros corretos de taxa de renovação, umidade, temperatura e velocidade do ar.

 

A correta instalação do ar-condicionado deve respeitar as metodologias de cálculo de carga térmica, dimensionamento de dutos e tubulações e dissipação de calor considerando a quantidade de pessoas circulando nesses ambientes e equipamentos que emitem calor.



Além de conferir um conforto térmico, a norma define os requisitos técnicos com níveis mínimos de filtragem, insuflamento de ar e vazão de ar, aliados a componentes e equipamentos necessários como ventiladores radiais e centrífugos para a correta renovação do ar.

Saiba como a Sell Parts pode lhe ajudar no fornecimento de ventiladores e exaustores adequados aos seus projetos de tratamento de ar

2020 © Sell-Parts. Todos os direitos reservados.